A caixa d’água é um reservatório extremamente importante para armazenar água e manter o funcionamento de empresas, construções e residências. Nesse sentido, faz toda a diferença saber como instalá-la corretamente para o uso diário.
Continue a leitura e saiba como a sua caixa d´água precisa ser instalada da forma correta. Acompanhe a seguir!
Materiais necessários para instalar uma caixa d’água
Você adquiriu uma caixa d’água nova para a sua empresa, agora, é hora de entender como ela será instalada e assim otimizar o seu uso.
Para que o recipiente fique bem instalado, utilize os materiais abaixo:
- Kit caixa d’água (canos e tubulações compatíveis ao produto para realizar a montagem);
- Fita veda rosca;
- Lixa;
- Serra-copo de dois tamanhos;
- Chave para apertar os registros;
- Cola própria para cano.
Esses são os principais materiais que se utiliza para instalar uma caixa d’água em sua empresa, construtora ou residência da forma correta e funcional em base previamente preparada e escolhida.
Pode acontecer de a caixa d’água precisar ser instalada em telhados ou sótãos. Nesse caso, é imprescindível contar com a ajuda de profissionais para realizar a instalação adequada do produto.
Tamanho ideal da caixa d’água
Existem caixas d’água de todos os tamanhos, ideais para prédios, casas e empresas de todos os portes.
Para residências (casas) a caixa d’água precisa ser calculada de acordo com a quantidade de moradores, sejam 2, 4, 5 ou mais pessoas. Para as empresas, o mesmo princípio se aplica, porém, adicionando-se a questão da quantidade de colaboradores que estarão ali todos os dias. O mesmo cálculo se aplica a prédios residenciais ou comerciais.
Como instalar corretamente a caixa d’água
Primeiramente, para que a sua caixa d’água fique bem instalada é necessário escolher o lugar certo, bem plano e alinhado ao chão, a base precisa ser, pelo menos, 15 cm maior do que o diâmetro da caixa.
Nesse sentido, deve-se marcar com um círculo e furar com uma serra o lugar onde a água irá entrar para encher o recipiente. Em seguida, passa-se uma lixa no local onde foi feito o buraco em que a água irá entrar.
Instale o registro de entrada de água (respeitando as orientações de cada conexão). Já na parte de baixo da caixa d’água marque com um círculo onde será o registro de saída da água. Repita o processo de inserção de um registro para a saída da água.
Lembrando que o registro de saída da água deve ser maior do que o de entrada. Ao final, certifique-se de que as tubulações também estão alinhadas à base, evitando que hajam trepidações que venham a comprometer a condução da água até a caixa d’água.
Após ser instalada, é hora de testar o recipiente e verificar se a tubulação não possui pontos mal colocados e se a pressão da água está adequada.
Como manter a caixa d’água sempre limpa e segura
Para manter a caixa d’água sempre limpa e livre de micro organismos que causam malefícios, tais como a dengue, é preciso analisar periodicamente a situação da água no recipiente.
A manutenção e limpeza precisam ser feitas inicialmente nos três primeiros meses. Após esse período, precisarão ser feitas a cada seis meses.
Para limpá-la, basta utilizar: luvas de borracha, escova de nylon (nova), panos limpos, água sanitária e balde. Em seguida, siga os passos abaixo:
- Feche o registro de abastecimento da água, ou deixa a boia presa para bloquear a entrada da água;
- Esvazie a caixa d’água reutilizando a água para outras atividades, tais como, lavar a calçada, as áreas externas da casa e até mesmo aguar as plantas (se for possível);
- Quando a água da caixa tiver esvaziado o suficiente e sobrar apenas um palmo, é hora de começar a limpeza. Feche a saída da caixa d’água para iniciar o processo;
- Com as luvas de borracha em mãos, despeje uma quantidade água sanitária dentro da caixa d’água, deixe agir por algum tempo;
- Esfregue a parte de dentro com a escova de nylon de maneira que as sujeiras se desprendam do caixa;
- Pronto! Agora é só abrir o registro para que essa água seja eliminada. Enxugue a caixa d’água com os dois panos secos e o auxílio do balde;
- Após duas horas, abra o registro da água e deixe-a encher novamente até a borda.
Caso a caixa d’água esteja muito suja (acima dos seis meses de utilização), após a limpeza que citamos acima, é importante encher o recipiente novamente, aplicar a água sanitária e deixar agir por duas horas.
Em seguida, abra o reservatório para que a água desça até as tubulações da empresa, construtora ou residência (porém, não deve ser utilizada para o consumo, apenas para descargas ou faxinas.
Por fim, assim que a caixa for esvaziada, seque-a e encha-a com água, desta vez para o uso próprio do ambiente.
Se você não dispõe de tempo ou acha que não irá conseguir realizar a limpeza de maneira apropriada, é possível contratar uma empresa ou profissional para tal.
Gostou de saber como instalar a caixa d’água, bem como realizar a sua limpeza periódica? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais dicas importantes para a preservação da sua caixa d’água.
Conheça também o nosso trabalho e a variedade dos nossos produtos, todos com alta qualidade, durabilidade e garantia.