Com o número crescente de empresas no mercado, muitas marcas passam a fazer parcerias com outras empresas do mesmo ramo ou mesmo com fornecedores, somando forças e habilidades que as fortalecem no mundo corporativo.
Mas, para realizar uma parceria produtiva para as partes, é necessário se atentar a alguns pontos importantes. Acompanhe a leitura!
Pontos a se analisar antes de fazer uma parceria
Associar-se a uma empresa que tenha bastante seguidores na internet, bem como uma grande quantidade de clientes e boa reputação no mercado, é algo interessante e lucrativo para qualquer organização.
Porém, é necessário analisar alguns pontos importantes antes de realizar essa parceria para que nenhuma parte seja lesada no processo.
Analisar a sua empresa, determinando pontos fracos e fortes
Antes de fazer uma parceria com outra empresa, é necessário observar os pontos fortes e fracos da própria empresa.
Isso potencializa as qualidades da sua empresa e mostra o que ainda precisa melhorar. Uma boa tática é usar a análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Qual o objetivo da parceria, o que se espera da outra parte
O objetivo da parceria precisa ser compartilhado, ou seja, o que as duas partes ganham com isso? Nesse sentido, as duas partes precisam estar a par de suas responsabilidades e direitos iguais.
Vocês podem ter como objetivos, por exemplo:
– Vender algum produto ou serviço único, personalizado;
– Alcançar um público-alvo promissor para ambas as empresas;
– Possibilidade de comprar um do outro com valores mais atraentes;
– Aumentar a margem de lucro;
– Criar uma tendência no mercado.
Quem é o seu público-alvo
O público-alvo de ambas as empresas precisa ser mapeado para que a parceria valha a pena.
Isso porque se o público-alvo de uma empresa são pessoas que prezam pela alimentação saudável, não faz sentido ela fazer uma parceria com outra que se posiciona no mercado de fast-foods, certo?
Por isso é importante alinhar os objetivos e público-alvo para não haver nenhuma surpresa ou efeito reverso no processo.
Quais as vantagens da parceria para a sua empresa e à outra parte
Passado esse processo, é hora de determinar as vantagens de uma parceria na prática.
Como dividir os lucros da venda dos produtos ou serviços que advém da parceria? Descontos e Permutas? Como a marca vai se posicionar no mercado para divulgá-la? Por quanto tempo a parceria vai durar?
Essas informações são importantes para que o público não fique confuso sem saber porque a empresa está promovendo essas mudanças e como as pessoas vão ganhar com a ação.
Como os seus clientes vão ganhar com isso
Os clientes precisam ser os maiores beneficiados com a parceria. Oferecer cupons de desconto, programas de fidelidade e compras facilitadas são algumas das vantagens a serem oferecidas aos clientes.
Lembrando que tudo isso deve ficar muito claro ao consumidor, evitando confusões e desistência das compras no futuro.
Divulgação da parceria nas redes sociais
Parceria feita, é hora de divulgar nas redes sociais e nos sites de ambas as empresas. Geralmente, é criada uma identidade visual única para a parceria entre as empresas, justamente para gerar conexão e entendimento entre os clientes, evitando que eles se assustem com as mudanças.
Legalidade da parceria
Todas as informações da parceria precisam ser colocadas em um contrato, onde as obrigações e direitos serão listados e afirmados entre as partes. Qualquer discordância sobre as cláusulas precisa ser resolvida antes de assinar o documento, evitando dores de cabeça mais tarde.
Importância da parceria
As parcerias são realizadas entre várias marcas e empresas no mercado. Elas se unem em prol de objetivos em comum, o que acaba gerando mais empregos, vendas e resultados positivos no mundo corporativo.
Quando uma parceria é divulgada na internet, gera-se uma curiosidade natural entre o público, todos desejam saber o que vai acontecer, quais produtos serão lançados, se há celebridades envolvidas divulgando a parceria, entre outros pontos.
As vantagens para os clientes precisam ser divulgadas de maneira clara e concisa na publicidade do negócio. Vamos conferir a seguir os principais benefícios de uma parceria:
– Alcance maior do público-alvo;
– Produtos e serviços diversos;
– Diminuição de custos por cliente (CAC), já que se aumenta o alcance dos clientes, unindo forças de duas empresas;
– A capacidade competitiva das empresas cresce;
– Fortalecimento da marca no mercado.
Avaliando o retorno da parceria
De maneira periódica, é necessário analisar como está indo o resultado da parceria, justamente para avaliar os pontos que precisam ser alinhados e o que está dando certo.
Algumas métricas podem ser usadas para essa ação:
– Qual o custo da ação da parceria;
– Analisar os índices de satisfação ou reclamação dos clientes;
– Retorno sobre o Investimento (ROI);
– Qualidade e durabilidade dos produtos e serviços oferecidos.
– É possível ainda que a empresa faça a parceria com uma ou mais marcas, sempre pensando em como isso impacta no mercado. Tudo isso é importante para gerar engajamento e oportunidades, mas a empresa que fez a parceria precisa saber qual é o seu papel de forma bem clara.
Viu como uma parceria pode impactar positivamente o mercado? Então continue acompanhando o nosso blog para ver mais artigos como esse!