Ter o tratamento de esgoto funcionando corretamente em casa é algo extremamente necessário, afinal, os resíduos precisam ser eliminados corretamente para evitar problemas de entupimento, proliferação de pragas, doenças e entre outros problemas.
Porém, esse escoamento de resíduos e esgoto residencial precisa ser tratado antes de serem lançados na natureza, e é aqui que entra o biodigestor. Saiba como ele funciona e as vantagens de tê-lo em sua residência.
Como funciona o biodigestor?
O biodigestor é um equipamento usado para tratar efluentes residenciais, ajudando a acelerar a eliminação da matéria orgânica por meio da falta de oxigênio. Ele é bastante eficaz principalmente em regiões onde não há saneamento básico, além de ser ecologicamente mais viável.
O esgoto residencial passa por uma tubulação e escorre para o biodigestor, onde as partes sólidas sedimentam. A parte líquida vai para um filtro onde é depurado e limpo.
Além disso, o biodigestor também é eficaz para tratar resíduos de produção rural, tais como: dejetos de animais (suínos, aviários, bovinos) e agrícolas (ração, lavagem), transformando-os em biofertilizante e biogás de alta qualidade e eficácia.
Vantagens do uso do biodigestor
Existem várias vantagens de se ter um biodigestor, afinal, ter um sistema que trate o esgoto corretamente sem afetar o meio ambiente, é muito prático. Confira a seguir quais são:
- Escoamento correto de dejetos de residências e de animais (quando instalado em chácaras, sítios, etc);
- Reduz a poluição do meio ambiente;
- Gerar gás limpo;
- Diminuir o consumo de combustíveis fósseis;
- Produzir fertilizantes orgânicos;
- Melhorar a saúde pública;
- Não há a necessidade de um caminhão limpa-fossa.
Para a instalação de um biodigestor, é necessário ter uma fonte de calor externa, próxima de 35°C constante e água abundante. O tamanho do biodigestor depende da área disponível onde será instalado, por isso, é importante contratar uma empresa de confiança e experiência para realizar a instalação.
Biodigestor e fossa séptica é a mesma coisa?
Basicamente, os dois possuem a mesma função, com apenas uma ressalva: a fossa necessita de sucção periódica para mantê-la funcionando corretamente.
Outra característica da fossa séptica é que ela é mais indicada para lugares maiores, tais como escolas, etc. Além disso, ela não se encaixa muito bem nas residências, pois aumentaria o custo da limpeza.
Os biodigestores são mais completos, pois contam com o sistema de fossa e filtro, tornando-se uma miniestação para tratar o esgoto, além de ser autolimpante e higiênica ao mesmo tempo.
Essa é a melhor forma de tratar os dejetos de forma prática e limpa, evitando a contaminação do meio ambiente a longo prazo. Pensar de forma ecológica começa nas ações mais simples e estratégicas do nosso dia a dia.
Quero instalar um biodigestor em casa, por onde começar?
Ao escolher instalar um biodigestor em sua residência ou comércio, é necessário se atentar à algumas dicas importantes:
1-Local adequado: o biodigestor precisa ser instalado com uma base de assentamento em camadas, de forma que fiquem compactadas. Se este for instalado na garagem, será necessário fazer uma laje de pelo menos 20 cm de distância do topo do equipamento.
2-Funcionamento: após a instalação, o esgoto da residência ou comércio passará pela tubulação e seguirá para dentro do biodigestor, estando pronto para passar pelo processo de decomposição, gerando principalmente:
- Biogás;
- Esgoto tratado;
- Lodo estabilizado.
O lodo fica retido no fundo do equipamento, sendo encaminhado para a estação de secagem. O biogás é destinado para a área externa da residência ou comércio através da tubulação, pronto para ser utilizado na cozinha, por exemplo.
E o esgoto tratado não vai poluir o meio ambiente, tampouco causar mau cheiro ou proliferação de bactérias.
Como escolher o melhor biodigestor?
Como mencionamos anteriormente, é necessário destinar um espaço para que o biodigestor seja instalado, bem como considerar a finalidade do equipamento (uso residencial, comercial ou rural).
Nesse sentido, é preciso considerar também a quantidade de resíduos que serão descartados e tratados por ele, analisando o custo e o espaço disponível em sua residência.
Quanto custa a instalação de um biodigestor?
Cada empresa possui o seu preço e outras questões envolvidas na hora de passar orçamento e valores aos clientes, tais como, o lugar de instalação, tamanho do biodigestor, etc.
A experiência da empresa também conta muito, afinal, somente quem entende do assunto poderá instruir os clientes da melhor forma para escolher o melhor produto para cada caso. Portanto, procure profissionais de confiança.
A Fibromar, por exemplo, empresa com mais de 30 anos de experiência em soluções domésticas para armazenamento de água, tratamento de esgoto e coberturas diversas, disponibiliza opções seguras e eficazes de biodigestores aos clientes.
Sabemos da importância de cuidar e preservar o meio ambiente, por isso, estamos empenhados em encontrar a melhor solução para você. Entre em contato agora e solicite um orçamento para a instalação do seu biodigestor. Será um prazer atendê-lo (a)!