Quem mora em condomínio sente na pele o aumento da conta de luz e de água, afinal, quem gastou menos acaba pagando mais, já que o rateio é feito entre todos os moradores e cada um precisa arcar com a sua parte.
Nesse sentido, com a onda de calor presente em nossos dias, é preciso tomar medidas para economizar água e luz e aliviar o bolso no final do mês. Continue a leitura para saber mais!
Consumo de água em um condomínio: entenda!
Para saber onde economizar, é preciso entender o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água do condomínio, bem como o gasto mensal de cada eletrodoméstico.
Existem diversos tipos de condomínio, seja composto por prédios ou casas. Nesse sentido, quando há prédios, os moradores compartilham áreas de lazer, tais como, piscinas, academias, quadras, salões de festa, saunas, etc.
Com isso, o consumo total da manutenção e áreas de lazer são medidos, bem como de cada apartamento ou casa e assim o valor das contas de água e luz são divididos entre os moradores.
Já os condomínios compostos por casas também podem compartilhar as áreas de lazer, mas na maioria das vezes os moradores já possuem piscina ou jardins em casa. Nesses casos, os valores divididos são relacionados às manutenções realizadas no espaço, tais como jardinagem, portaria 24 horas, até mesmo de água e luz em alguns casos.
Para que tudo fique claro, os síndicos ou administradores do condomínio precisam ser transparentes com os moradores quanto ao consumo mensal de água e luz, evitando divergência na comunicação e conflitos desnecessários.
Consumo médio de água em cada ambiente da casa
Com o calor excessivo, consumimos muito mais água e luz, seja ao ligarmos o ventilador, ar-condicionado, umidificador, bem como maior número de banhos no chuveiro ou na piscina (caso o condomínio disponha de uma).
Nesse sentido, a conta virá mais alta no final do mês e todos os moradores devem estar cientes disso. Pensando nisso, vamos listar o consumo médio de água em cada ambiente da casa:
- Banheiro – lavatório, chuveiro e vaso sanitário (média para 4 pessoas): 3.600 litros, 14.400 litros e 4.320 litros por mês, respectivamente;
- Torneira de uso geral: 1.500 litros por mês;
- Máquina de lavar roupas: 2.520 litros por mês;
- Cozinha (pia): 4.500 litros por mês;
- Lava-louças cheia: 40 litros por uso;
- Mangueira: cerca de 216 litros para lavar o carro, cerca de 279 litros para limpar a calçada por aproximadamente 15 minutos e 7 litros por metro quadrado / dia;
- Piscinas: ela perde até 3.785 litros de água devido à evaporação. Quando ela está coberta, esse processo é interrompido, economizando até 90% de água.
A seguir, vamos conferir dicas para economizar água em um condomínio de maneira prática e responsável.
Como economizar água no condomínio
O primeiro passo é fazer com que os moradores entendam a importância da economia de luz e água para todos. O segundo passo é planejar as próximas ações para de fato, diminuir os custos do condomínio.
1- Cortar despesas desnecessárias
Nas reuniões de condomínio mensais, é possível que os moradores entrem em acordo sobre as despesas que podem ser cortadas no mês. Isso inclui: reduzir o número de vezes que se rega os jardins ou lava a calçada, como por exemplo, reutilizar a água da chuva em cisternas.
O mesmo acontece em casa: que tal lavar a roupa na máquina uma vez na semana com ela cheia, bem como regar as plantas com um balde ao invés de mangueira? São pequenas ações que farão a diferença no final do mês.
2- Definir metas de consumo de água individuais
Ninguém deseja pagar caro na conta de água ou luz todo mês, não é mesmo? Nesse sentido, cada morador poderá definir uma meta de consumo mensal que visa a diminuir o valor a pagar no próximo mês.
É necessário, por exemplo, verificar se há algum vazamento na residência ou algum entupimento que esteja forçando o aumento da conta de água e luz. Utilizar redutores de vazão da água nas torneiras da pia, lavanderia e do banheiro ajuda a controlar a saída de água, evitando o desperdício.
É possível ainda verificar a possibilidade de que cada apartamento ou casa tenha o seu próprio padrão de energia e água, para que cada um pague exatamente o que gastou.
3- Manutenção e limpeza da piscina
Em condomínios com piscina, pode-se definir dias específicos para realizar a manutenção bem como a limpeza. A seguir, é preciso tampar a piscina para evitar a evaporação da água e o reabastecimento contínuo.
4- Banhos mais rápidos
Sabemos que no calor, tomamos mais banhos para nos refrescar, principalmente quem tem crianças em casa. Mas, os banhos podem ser mais rápidos, colocando o chuveiro no verão para economizar energia.
5- Luzes de LED
As lâmpadas de LED são 80% mais econômicas do que as incandescentes, com uma média de iluminação de 25.000 horas de vida útil. Além disso, a luz de LED é mais barata do que uma incandescente ou fluorescente, podendo ser utilizada em qualquer ambiente do condomínio (interno e externo).
6- Benefícios para quem ajuda a economizar no condomínio
Metas estabelecidas para todos no condomínio, é hora de recompensar aqueles que levam a sério e cumprem os compromissos.
Que tal dar brindes bacanas aos moradores, descontos no valor do condomínio ou até mesmo a isenção dele por um mês? Isso com certeza promoverá a economia de energia, água e também a boa convivência no ambiente.
E você, já testou uma dessas dicas para economizar na conta de luz e água no seu condomínio? Continue acompanhando o blog da Fibromar para mais conteúdos e dicas para o seu dia a dia.