As altas temperaturas em todo o Brasil não nos deixam mentir: o consumo de água aumentou drasticamente. Com isso, muitos boatos errôneos passaram a circular na internet e até mesmo na TV, afirmando que as caixas d’água derretem devido ao calor constante.
Nesse artigo vamos entender como os reservatórios de qualidade não sofrem avarias e a correta instalação de uma caixa d’água. Acompanhe a leitura!
O calor consegue derreter uma caixa d’água?
Tecnicamente não. O que acontece é que as caixas d’água feitas com materiais de alta qualidade, não derretem devido ao calor, já que elas aguentam temperaturas de até 130 graus.
Na internet, vemos fotos de caixas d’água que parecem estar derretidas por causa do calor, mas na verdade, trata-se de instalações mal feitas que não aguentaram o peso da água, ou mesmo eram inadequadas para comportar a quantidade de líquido, fazendo com que se rompessem.
Aqui está a importância de se comprar materiais de boa procedência e garantia do produto, pois, a qualquer sinal de rachaduras, dilatação ou formação de bolhas no reservatório, é possível realizar a troca da caixa d’água caso ainda esteja na garantia, assim que for atestado o defeito ou problema.
Do que a caixa d’água é feita?
As caixas d’água feitas de amianto ou fibrocimento foram proibidas de serem vendidas ou usadas nos reservatórios, já que partículas de amianto e outras substâncias tóxicas são liberadas na água a partir de rachaduras ou processos abrasivos, fazendo mal à saúde quando consumidas continuamente.
Nesse sentido, outros materiais ganharam espaço na produção de caixas d’água, tais como o poliéster com a fibra de vidro, o polietileno e o aço inox. Conheça-os a seguir:
Poliéster com fibra de vidro
É considerado o mais barato do que os demais materiais, feito de poliéster e revestimento de fibra de vidro. Não é muito resistente a fortes impactos e grandes perfurações, mas esse é um modelo bastante vendido em todo o Brasil.
Polietileno
É bastante leve e flexível, sendo um dos mais procurados quando se é necessário comprar um reservatório de água. Possui uma superfície bem lisa, facilitando a limpeza e a manutenção, além de proteção contra os raios UV. Não precisa de parafusos na instalação.
Aço inox
Apesar de possuir um preço um pouco maior do que os demais modelos, a caixa d’água de aço inox é mais resistente e durável, deixando a temperatura da água mais fresca. Também é bem fácil de limpar ou de realizar manutenção.
Além de escolher bem o modelo de caixa d’água é preciso considerar a quantidade de pessoas em uma residência ou comércio e assim, adquirir uma caixa um pouco maior para evitar a falta de água, principalmente nos dias mais quentes onde o consumo é maior.
Local de instalação da caixa d’água
Para instalar uma caixa d’água corretamente é necessário colocá-la em um local de concreto e nivelado, de preferência em uma superfície plana que suporte o peso do reservatório cheio.
Além disso, a base onde está o reservatório precisa ser maior do que a caixa d’água, facilitando o equilíbrio do produto e evitando possíveis acidentes no futuro, como deslizamentos devido ao peso da água.
O que não fazer na instalação de uma caixa d’água
Muitas pessoas talvez pensem que é necessário instalar a caixa d’água no chão para evitar acidentes, mas isso poderá acelerar o desgaste do produto. Confira a seguir onde não se pode colocar o reservatório de água:
- Enterrá-lo no chão;
- Colocá-lo sob a areia, o gramado ou cimento;
- Sob terreno desnivelado;
- Em base gradeada ou em cruzetas.
Com a instalação correta e a utilização de uma caixa d’água compatível com o consumo da residência, comércio, empresas e escolas no geral, a utilização da água será feita com mais facilidade e acessibilidade.
Tamanhos de caixas d’água
As caixas d’água podem ter 100, 250, 310, 500, 1.000, 1.500, 2.000, 3.000 e 4.000 litros. Cada empresa possui opções disponíveis de caixas d’água, conforme a necessidade dos consumidores.
Quanto maior o produto, melhor será o fornecimento de água e a falta dela não passará tão facilmente pela sua residência ou empresa.
E se a temperatura da água na caixa aumentar?
Isso acontece quando a caixa d’água já está instalada em uma casa e em dias mais quentes, ao abrir a torneira a água sai quente.
Nesse sentido, quando queremos nos refrescar, a temperatura da água está quente. Com isso, uma das opções disponíveis no mercado é utilizar uma manta térmica, uma capa que possui um isolante térmico, formado por alumínio e tecido de ráfia.
Além de resistente, ela reflete cerca de 95% do calor e emite apenas 5% dele, sendo assim colocada na parte interior da caixa d’água.
Portanto, a manta térmica não pode ser de plástico metalizado, pois ela não terá a mesma durabilidade e função como a de uma feita 100% de alumínio. Outra funcionalidade deste produto, é que ela se adapta a diferentes tamanhos de caixas d’água, facilitando o seu manuseio.
Realizando a instalação correta da caixa d’água, bem como a limpeza e a manutenção do produto, ela irá durar por muitos e muitos anos.
E para garantir isso, a Fibromar possui as melhores caixas d’água do mercado, onde os consumidores contam com produtos de qualidade, alta durabilidade e segurança na utilização. Clique aqui para conhecer os nossos produtos e surpreenda-se com o resultado!