A caixa d’água ou reservatório é vital para a segurança de qualquer edifício ou empresa contra o fogo, pois fornece água para alimentar o sistema de sprinklers. Além disso, a Norma NR-23 estabelece orientações para prevenir e acima de tudo, controlar incêndios.
O que é um reservatório para incêndio?
Um reservatório é um dispositivo de depósito de água para usar no combate aos incêndios, ou seja, é uma caixa d’água. Além disso, ele é pensado para guardar grandes volumes de água para usar em emergências.
É um item vital para a prevenção e combate ao fogo, pois serve como uma fonte de alimentação de água para ajudar na atuação dos bombeiros, por exemplo.
No geral, a caixa é criada com materiais resistentes ao fogo, como o aço ou o concreto armado. Dessa forma, constrói paredes grossas o suficiente para também resistir a pressão da água guardada.
O seu tamanho e capacidade variam de acordo com o local onde está instalada. Os reservatórios são criados para fornecer água com pressão suficiente para alimentar sistemas de extinção de incêndios, como:
- equipamentos de sprinkler;
- hidrantes;
- sistemas de bombeamento.
Por último, saiba que eles podem fornecer água para outras áreas, por exemplo, para o abastecimento de edifícios, irrigação de jardins ou ainda, limpeza de ruas.
Qual é a importância de se ter uma caixa d’água para incêndio nas empresas e edifícios?
Uma caixa d’água é um item vital para proteger edifícios e empresas de incêndios, pois fornece uma fonte de água para a equipe de combate aos incêndios.
Elas são criadas para guardarem grandes volumes de água que serão usados para suprirem a demanda necessária para combater o fogo. Além disso, usa-se para alimentar as bombas de incêndio, que por sua vez, alimentam os canhões.
Além de fornecer água para combater o incêndio, as caixas d’água também podem alimentar o sistema de sprinklers de um edifício.
Os sprinklers são projetados para detectar e controlar o fogo antes que ele se espalhe por todo o prédio. Além disso, esse sistema pode detectar o calor e ativar de forma automática um sistema de extinção de incêndio.
Isso significa que esses itens podem controlar o fogo antes que ele se espalhe, o que vai diminuir assim os danos causados no local.
As caixas d’água são vitais para a segurança de qualquer edifício ou empresa. Pois fornecem uma fonte de água para a equipe dos bombeiros, alimentam o sistema de sprinklers e garantem que o incêndio possa ser controlado e extinto de forma rápida.
Por esses motivos, quaisquer empresas ou edifícios devem ter uma caixa d’água para incêndio para garantir a segurança de seus funcionários e moradores.
Vantagens da caixa d’água
Ela se torna uma boa solução para qualquer projeto, não importa o volume ou tamanho. Além disso, consegue se adaptar a qualquer terreno e apresenta alguns benefícios, como a alta resistência, durabilidade, flexibilidade, facilidade de reparo e manutenção.
https://www.youtube.com/watch?v=EL_u1Vb-pLI
Como calcular a capacidade da caixa d’água para incêndio?
Para calcular o volume de água, usa-se a fórmula V = Q x T, onde V é o volume, Q é a vazão de 2 litros de água por minuto vindo do hidrante e T é o tempo. Mas, caso tenha dois sistemas, o tempo é de 60 minutos e se tiver três unidades, o tempo baixa para 30 minutos.
A Reserva Técnica de Incêndio – RTI é obrigatória em todos os municípios para apoiar o combate ao fogo. Para isso, é necessário reservar no mínimo 20% do volume de água do consumo diário do local.
Os tipos de sistemas
Saiba que o cálculo do volume de água necessário para cada imóvel deve ser adequado à sua área. De acordo com o tipo de sistema usado, o porte do prédio e outros fatores, a estimativa pode variar de acordo com os grupos abaixo.
Residencial
Este é o caso de prédios e empresas, outro grupo é o hotel, por exemplo, onde também estão incluídas as pousadas. Aliás, lojas e imóveis ligados ao varejo e vendas, também entram nesta categoria.
Órgãos públicos, bancos e escolas
Já neste grupo, têm-se as escolas de forma em geral, bem como locais como órgãos públicos, bancos e laboratórios. Estes, então, são outros exemplos que devem ter um sistema contra incêndio eficaz, segundo a NR-23.
Qual a importância da NR-23 no combate a incêndio?
A Norma NR-23 dá dicas para prevenção ao incêndio e para a realização de uma evacuação:
- segura;
- rápida.
Esta norma especifica os itens básicos para o controle do fogo no início e o treinamento correto ao uso deste equipamento. Ao seguir e aplicar de forma correta a NR-23, pode-se diminuir danos e ferimentos.
Ter um sistema de proteção contra incêndios na empresa, conta com sensores espalhados pelas áreas, que disparam um alarme sonoro de emergência.
Outros equipamentos ativados de forma automática para controlar o fogo, como o sprinklers, por exemplo, são vitais para o local.
A empresa tem que dispor de saídas de emergência em um bom número para garantir que todos possam sair de forma rápida e em segurança em caso de emergência. Essas, aliás, devem estar abertas durante a ação e devem seguir as diretrizes previstas na NBR 9077.
Metas da norma
A NR-23 tem como objetivo fornecer meios para que as empresas possam proteger e combater incêndios em seus espaços. Esta norma é responsável por:
- preservar a integridade dos trabalhadores e do patrimônio da empresa;
- orientar sobre as melhores práticas e itens para combater e prevenir incêndios.
Também estabelece leis sobre o treino, saídas de emergência e a boa sinalização, além de fiscalizar a existência de equipamentos de combate ao fogo.
O que acontece caso não cumpra com a NR-23?
Caso tenha algo errado durante a fiscalização da SERT, a empresa terá um prazo para corrigir os erros, mas caso não cumpra as exigências, pode-se aplicar uma multa de acordo com:
- gravidade da infração;
- número de funcionários expostos ao risco.
Além dos danos financeiros, a empresa pode responder por crimes como perigo, lesão corporal ou, em última instância, homicídio. Pode-se também arcar com despesas de tratamento médico para os funcionários e indenizar as despesas de tratamento médico para os funcionários e indenizar as despesas com prestações sociais.